Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62370

Compartilhe esta página

Título: O ensino de combinatória nos anos iniciais : uma análise sobre os conhecimentos docentes
Autor(es): OLIVEIRA, Yasmin Chagas de
Palavras-chave: Combinatória; Conhecimento docentes; Ensino Fundamental Anos Iniciais
Data do documento: 28-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Yasmin Chagas de. O ensino de combinatória nos anos iniciais: uma análise sobre os conhecimentos docentes. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo analisou os conhecimentos docentes para o ensino de Combinatória, mais especificamente no que tange aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o alcance desse objetivo, desenvolvemos, a partir do estudo de Silva (2023), um curso de formação continuada, que deu base aos professores ampliarem seu conhecimento para a elaboração suas aulas sobre Combinatória. Participaram, de forma voluntária, do processo de formação seis professores do 4° e 5° anos do ensino Fundamental. A formação teve duração de três dias, na qual discutimos as situações, invariantes, representações simbólicas de Combinatória, aprimorando sua compreensão após discussões e análises dos protocolos de respostas dos estudantes, e refletiram sobre como trabalhar a Combinatória em sala de aula. Posteriormente a formação, quatro docentes realizaram uma aula sobre Combinatória, que foram observadas e analisadas e destacadas com base nos conhecimentos docentes de Ball, Thames e Phelps (2008). Além de participarem de uma entrevista semiestruturada, com o intuito de conhecer as participantes e aprofundar nossas análises sobre os conhecimentos mobilizados no ensino de Combinatória. Na análise dos resultados verificamos os diferentes domínios à luz de Ball, Thames e Phelps com respaldo na teoria dos Campos conceituais de Vergnaud (1986). Percebemos que com esta pesquisa conseguimos pontuar diferentes aspectos sobre cada conhecimento docente no ensino de Combinatória nos anos iniciais. No entanto percebemos que o Conhecimento do Horizonte de Combinatória e o Conhecimento de Combinatória e Currículo, foram menos evidenciados durante o processo de ensino, sendo, portanto, discutido a partir das colocações da entrevista. Por fim, acreditamos que o estudo nos possibilitou conhecimentos sobre todos os aspectos do ensino de Combinatória nos anos iniciais, principalmente no que tange o papel do professor na busca da melhoria da aprendizagem desse conteúdo Matemático e a importância da formação continuada no enriquecimento do ensino da Matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62370
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Yasmin Chagas de Oliveira.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons